Cá em casa gostamos não só de cultivar, mas também de tirar o máximo proveito das plantas. Por isso mesmo, utilizamo-las muito para além da alimentação. As plantas são também maravilhosas para melhorar o bem-estar físico e emocional. Assim, hoje vamos partilhar mais uma dica. Vamos mostrar como fazemos xarope natural com ervas, limão e mel. Todos os ingredientes que usamos são da nossa produção, biológicos, no seu estado mais puro e são todos eles indicados para acalmar estados gripais. No final do post vejam também o nosso vídeo explicativo, onde mostramos tudo passo a passo.
Este xarope é indicado para aliviar a tosse, a expectoração e as inflamações na garganta. Ao criarmos a nossa própria receita de xarope natural, tivemos em conta os ingredientes que tínhamos disponíveis na época e as propriedades curativas e medicinais de cada um. Vamos então começar por conhecer os ingredientes:
Ingredientes
- Água - 200ml
- Ervas (Orégão e Tomilho) - 25g de folhas. As folhas devem ser retiradas dos caules para que fiquem em pleno contacto com a água durante a decocção e a maceração).
- Limão - 50ml de sumo de limão passado no passador. O número de limões necessário para obter 50ml de sumo é variável, dependendo do tamanho dos limões e da quantidade de sumo e polpa presentes em cada um.
- Mel Puro - 150g. É importante que o mel seja multifloral e não tenha um travo forte, caso contrário, o xarope poderá ficar intragável.
Porquê Estes Ingredientes
Orégão: Para além de ser uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tem acção expectorante, é anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano.
Tomilho: À semelhança do orégão, o tomilho também é uma excelente fonte de nutrientes, é expectorante, anti-inflamatório, digestivo, antioxidante e antisséptico.
Limão: Rico em vitamina C, é também antioxidante, digestivo e hidratante. O limão é um dos alimentos anti-inflamatórios e fortalece o sistema imunitário.
Mel: Alivia a tosse e a garganta irritada, tem propriedades calmantes, antioxidantes, antimicrobianas e cicatrizantes. É um alimento excelente no reforço do sistema imunitário.
Querem saber mais sobre o cultivo e utilização das ervas medicinais em casa? Poderão gostar de ler o nosso livro: "Os 5 C's das Plantas Aromáticas e Medicinais - Cultivar, Cuidar, Colher, Conservar e Consumir - 30 Plantas e As Suas Propriedades". Saibam mais no link em baixo.
Como Fazer
- Depois de colher as ervas, retirar as folhas dos caules até obter 25g de planta;
- Colocar as folhas em 200ml de água e levar ao lume. O ojectivo é fazer uma decocção com fervura máxima de 5 minutos;
- Após a decocção, retirar do lume e deixar a panela tapada com a planta a macerar na água durante 24 horas;
- Coar a água para que fique totalmente livre dos restos de planta (colocar os restos de planta na compostagem);
- Da água que sobrou, utiliza-se 50ml;
- Fazer sumo de limão e coar para obter apenas o sumo, descartando a polpa (colocar a polpa na compostagem);
- Pesar 150g de mel;
- Colocar os 3 ingredientes numa panela em lume baixo até que o mel se dilua. Não deixar ferver! O objectivo é apenas diluir o mel para que os ingredientes se misturem. Os ingredientes podem ser colocados directamente na panela, mas nós preferimos colocar água na panela com um recipiente de vidro por cima e colocar os ingredientes no recipiente. Isto ajuda a que o mel não aqueça tanto nem tão depressa, o que ajuda também a preservar as suas propriedades;
- Assim que o liquido estiver homogéneo, desligar o fogão e retirar do lume;
- Deixar arrefecer um pouco e passar o xarope para um frasco de vidro previamente esterilizado.
Algumas Dicas Extra
Cada pessoa tem o seu paladar e esta receita é apenas a nossa sugestão. Assim, depois de provarem pela primeira vez, e se quiserem ajustar a receita ao vosso gosto, ficam aqui algumas dicas:
- Para um xarope mais aromático, poderão aumentar um pouco a quantidade de ervas, mantendo a mesma quantidade de água.
- Para um xarope menos ácido, diminuir a quantidade de sumo de limão. A acidez do limão é sempre variável e nós escolhemos esta quantidade de acordo com a acidez dos limões do nosso limoeiro.
- A espessura do liquido final vai depender muito da espessura do mel. Não aconselhamos, no entanto, a adicionar muito mais mel. Em vez de aumentar a quantidade de mel, poderão diminuir a quantidade de sumo de limão, por exemplo. Voltamos também a frisar a importância de escolher um mel com sabor suave.
Como Tomar
- Aconselhamos a deixar arrefecer por completo antes de tomar.
- Tomar quando se tem os habituais sintomas de gripe e constipação. 2 - 3 colheres de sopa de xarope por dia.
- Agitar o frasco antes de cada toma.
Atenção: este xarope é muito saboroso e pode dar vontade de tomar...muitas vezes! Assim, é preciso ter cuidado e não tomar demais, principalmente quem é diabético!
Como Armazenar
Embora não seja necessário guardar no frio, o frasco pode ser colocado no frigorífico para que dure mais tempo e mantenha o liquido mais espesso.
Se guardado à temperatura ambiente pode durar cerca de 4 semanas.
Se guardado no frigorífico pode durar cerca de 6 semanas.
Medicina Natural vs Medicina Convencional
Embora os medicamentos naturais sejam muitas vezes eficazes e suficientes para a cura, é preciso lembrar que cada caso é um caso e o que resulta bem para algumas pessoas poderá não resultar para outras.
Como sempre, é importante lembrar que a medicina natural poderá não ser suficiente para substituir a medicina convencional quando esta é realmente necessária. Se os sintomas gripais forem persistentes, é aconselhável consultar um médico ou farmacêutico.
VIDEO - Xarope Natural de Ervas, Limão e Mel | Para Tosse Seca e Sintomas de Gripe
Sem comentários:
Enviar um comentário