Na época dos frutos secos, trazemos mais algumas dicas de consumo...desta vez das amêndoas! No último post partilhámos a nossa receita de Creme de Avelã. Neste post vamos falar sobre o leite vegetal de amêndoa caseiro, feito sem quaisquer aditivos. O leite de amêndoa é muito saboroso, de paladar agradável e é também indicado para quem é intolerante à lactose. Pelos seus benefícios vale muito a pena fazer, nem que seja para variar os produtos de consumo habituais. No final do post vejam também o nosso vídeo com o passo a passo para fazer esta bebida vegetal.
Vamos então ver como preparar o leite de amêndoa!
Materiais Necessários
- 1 Recipiente para demolhar as amêndoas
- 1 Peneira ou passador para tirar a água das amêndoas
- 1 Liquidificador
- 1 Saco coador
- 1 Recipiente para coar o leite
- 1 Garrafa ou frasco de vidro para armazenar o leite
Ingredientes
- Amêndoas cruas: 200g
- Água q.b. para demolhar as amêndoas
- Água: 900ml para misturar com as amêndoas no liquidificador
Estas quantidades renderão quase 1L de leite de amêndoa.
Como Fazer
- Colocar as amêndoas num recipiente cobertas com água e deixar demolhar por 8 - 12h;
- Com uma peneira ou passador, descartar a água e lavar as amêndoas;
- Colocar as amêndoas num liquidificador e adicionar 900ml de água;
- Bater por 3 minutos;
- Utilizando um saco coador, coar (espremendo com as mãos) o liquido para dentro de um recipiente;
- Deste recipiente transferir para uma garrafa ou frasco de vidro.
- Farinha de amêndoa
- Recheio de bolos
- Topping de doces
- Misturar no iogurte
- Creme de amêndoa
- Manteiga vegetal de amêndoa
As Nossas Dicas Especiais
- Nós usamos 900ml de água para 200g de amêndoas. Se quiserem um leite mais fino, podem adicionar mais água. Se quiserem um leite mais espesso, coloquem uma quantidade de água menor.
- Para fazer farinha de amêndoa, desidratar no forno por cerca de 15 minutos a 60ºC. Depois de desidratado, usar um moedor de grãos de café para triturar mais finamente. Peneirar e guardar a farinha num frasco hermético.
- Para utilização a curto prazo, os restos de amêndoa podem ser guardados no frigorífico.
- Se ainda não souberem quando irão utilizar, recomendamos a congelação em doses individuais (por exemplo em cuvetes de gelo) para utilização posterior.
- Para fazer manteiga vegetal é aconselhável utilizar logo depois de fazer o leite. Basta colocar no processador de alimentos e ir triturando até que fique com textura cremosa. É necessário ir limpando as paredes do copo do processador para que a manteiga fique bem misturada e homogénea. O tempo até que fique cremoso é variável, dependendo da potência da máquina.
- Se estiverem a perguntar-se qual a diferença entre manteiga e creme, aqui vai: a manteiga é feita apenas com a amêndoa sem outros aditivos. O creme pode levar todos os aditivos que gostarem para obter uma guloseima. Alguns exemplos de aditivos: leites vegetais, cacau, café, iogurte, mel, canela, etc... Visitem o nosso post Creme de Avelã para terem um exemplo.
Sem comentários:
Enviar um comentário