O limão só pode ser mesmo uma das maravilhas da natureza! Já partilhámos muitas dicas aqui no blog sobre como usar e como preservar o limão. Hoje, vamos partilhar a nossa receita de compota caseira feita com este adorado fruto. Deliciosa, simples e rápida de fazer!
Quando chega a época da colheita e há muito limão para usar, há que usar a criatividade também! Insatisfeitos com os resultados de outras receitas que encontrámos na internet, metemos as mãos à obra e criámos a nossa própria receita. O resultado ficou mesmo como nós queríamos: uma compota macia, cremosa e de gosto balanceado. Nem demasiado doce nem demasiado ácida. Esta receita é o delicioso resultado após muita tentativa-erro, por isso esperamos que gostem!
No final do post, vejam também o nosso vídeo explicativo com o passo a passo desta receita.
Tudo se faz com o limão! Para além de ser um dos alimentos anti-inflamatórios é também muito usado na doçaria. Já aqui partilhámos a nossa receita de gelado de limão e hoje é dia de compota! Além da sua versatilidade, o cultivo do limoeiro também está ao alcance de todos. Sabiam que até quem vive em apartamentos pode ter um? Saibam mais no nosso livro "Os 5 C's das Plantas Aromáticas e Medicinais | Cultivar, Cuidar, Colher, Conservar e Consumir | 30 Plantas e as Suas Propriedades".
Vamos agora à receita:
Ingredientes Necessários
- Açúcar mascavado: 500g
- Sumo e polpa de limão: 200g (a quantidade de limões para fazer 200g de sumo é variável, dependendo do tamanho dos frutos)
- Ovos: 2 (gema e clara)
- Leite de vaca: q.b. (quantidade variável de acordo com a acidez do limão)
- Raspa de limão: q.b. (usámos as raspas de 1 limão, mas podem ser colocadas quantidades maiores, menores ou nenhumas dependendo do gosto pessoal)
Materiais Necessários
- 1 Balança de cozinha
- 1 Tábua
- 1 Faca
- 1 Pelador / descascador de fruta
- 1 Espremedor de citrinos
- 1 Panela funda
- 1 Colher de pau
- 3 Tigelas
- 1 Batedor manual
- Frascos previamente esterilizados
Como Fazer
Primeira Parte - Preparar Todos os Ingredientes
- Com um pelador, retirar a casca de 1 limão (apenas a parte amarela);
- Colocar as raspas num processador e triturar;
- Pesar 500g de açúcar mascavado;
- Misturar as raspas com o açúcar e reservar;
- Espremer os limões. Nada de deitar fora a casca nem o mesocarpo (parte branca). Vejam o nosso post 11 Dicas Para Conservar Limão para saberem como conservar todas as partes deste fruto;
- Retirar as sementes que restarem e pesar o sumo com a polpa;
- Juntar leite de vaca ao sumo, misturar bem e reservar. O leite de vaca ajuda a reduzir a acidez do limão. A nossa dica especial: colocar 1 colher de sopa de leite de cada vez e provar um pouco do sumo. Se ainda estiver muito ácido, adiciona-se mais um pouco de leite. Para nós bastaram 3 colheres de sopa de leite. Se o sumo for muito ácido, será necessário mais leite;
- Bater manualmente 2 ovos (gema + clara) e reservar. O ovo dá uma consistência cremosa à compota.
Segunda Parte - Juntar Todos os Ingredientes
- Numa panela funda, adicionar todos os ingredientes: o sumo de limão já misturado com o leite + o açúcar já misturado com as raspas + os ovos já batidos;
- Misturar tudo muito bem;
- Ligar o fogão e cozinhar em lume baixo, mexendo ocasionalmente;
- Quando levantar fervura aguardar 20 minutos, mexendo frequentemente. Outra dica especial: se ferver menos tempo a compota ficará demasiado liquida. Se ferver mais tempo ficará demasiado espessa e poderá mesmo ficar espessa como caramelo.
- Transferir a compota imediatamente para frascos previamente esterilizados e deixar arrefecer por completo antes de comer. Mais uma dica: se fizerem grandes quantidades, poderão fechar bem os frascos enquanto ainda estão quentes e mantê-los virados ao contrário até fazerem vácuo. Assim, poderão guardar a compota por vários anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário