No verão, quando os campos estão mais secos, ou quando há poucas flores é muito importante providenciar alimento às abelhas para garantir o seu bem-estar e para que elas possam continuar o seu trabalho na colmeia. Sim, se elas não estiverem bem...elas fogem! As abelhas alimentam-nos e nós temos de as alimentar também. No post de hoje vamos partilhar a nossa receita para fazer uma calda doce e natural para alimentarmos as nossas abelhas. No final do post, vejam também o vídeo explicativo onde mostramos o passo a passo para fazer este alimento.
Alimentar as abelhas é especialmente importante logo após a cresta e extracção do mel, quando as abelhas ficam com menos alimento disponível dentro da colmeia.
As receitas para alimentar abelhas são muito semelhantes, mas há sempre alguma coisa que pode ser alterada para torná-las melhores e mais saudáveis para as abelhas. Para nós é importante que a calda seja nutritiva e que tenha um aroma e sabor semelhante ao das plantas melíferas. Então, vamos mostrar como fazemos a nossa.
Ingredientes
- Ervas aromáticas - q.b. Para este post e vídeo usámos orégão, mas podem ser usadas outras plantas como, tomilho, lavanda, alecrim. As ervas aromáticas têm propriedades benéficas e tornam esta calda mais saudável e apelativa para as abelhas.
- Água - q.b. Água suficiente para fazer uma infusão. Após a infusão, a quantidade necessária será de 2 chávenas de chá.
- Açúcar amarelo - 4 chávenas de chá. Assim como para os humanos, também para as abelhas o consumo de açúcar amarelo é mais saudável do que o refinado.
- Sumo de limão - 1 chávena de chá.
Materiais
- 1 chaleira para a infusão.
- 1 panela e 1 colher de pau para misturar os ingredientes.
- 1 funil e 1 garrafa de vidro para verter e guardar o alimento.
Como Fazer
- Começar por fazer uma infusão de orégão. Deixar por pelo menos 5 minutos;
- Enquanto a infusão se faz, faz-se o sumo de limão;
- Numa panela adiciona-se 4 chávenas de açúcar, 1 chávena de sumo limão e 2 chávenas da infusão;
- Mistura-se e deixa-se ferver;
- Após levantar fervura, baixa-se o lume e deixa-se em lume brando por 20-25 minutos ate ficar espesso;
- Verte-se para uma garrafa de vidro e deixa-se arrefecer.
Esta receita dá cerca de 600ml de alimento fica com uma cor e textura semelhantes às do mel.
Depois de fria leva-se até à colmeia e coloca-se no alimentador. As abelhas gostam muito deste alimento, por isso é importante vigiar as colmeias e colocar mais alimento assim que o último estiver a acabar.
É desta forma que mantemos as nossas abelhas felizes até à próxima época de floração!
Aqui fica o nosso vídeo onde mostramos como fazer esta receita na prática.
Sem comentários:
Enviar um comentário