O sabão de coco é um excelente aliado da higiene natural. Cá em casa gostamos de fazer sabão de coco tanto para as limpezas como para usar como inseticida natural. Por isso mesmo, hoje partilhamos a receita de sabão de coco tal como fazemos cá em casa, bem como as várias formas de utilização. É um sabão para a casa e para o jardim!
A forma de fazer sabão de coco para as limpezas é diferente da forma de fazer sabão de coco para usar na pele. A receita que vamos partilhar neste post é de sabão para as limpezas apenas! Não pode ser usado para lavar o rosto ou tomar banho e já vamos explicar porquê.
No final deste post podem ver o nosso vídeo explicativo onde mostramos o passo-a-passo para fazer este sabão.
Antes de passarmos à receita vamos falar um pouco sobre o sabão e as regras de segurança. Estas informações são e muito importantes, por isso, caso nunca tenham feito sabão em casa não saltem esta parte e leiam tudo com muita atenção.
O Que é o Sabão?
O sabão é um sal de ácidos gordos que se obtém através da reacção química entre uma gordura e uma base alcalina. A esta reacção dá-se o nome de saponificação.
As matérias obrigatórias para fazer sabão são a base alcalina (hidróxido de sódio ou de potássio), as gorduras (óleos, manteigas e ceras) e a água (destilada - não usar a da torneira).
Esta receita é feita pelo processo a frio, em que toda a matéria-prima é manipulada a baixas temperaturas, ao contrário do processo a quente em que é utilizado um crock pot. No processo a frio é mais fácil de controlar o resultado final. No entanto, o tempo de cura é mais prolongado.
Processo a Frio
Esta receita é feita pelo processo a frio, em que toda a matéria-prima é manipulada a baixas temperaturas, ao contrário do processo a quente em que é utilizado um crock pot. No processo a frio é mais fácil de controlar o resultado final. No entanto, o tempo de cura é mais prolongado.
O Que é a Cura?
A cura é o tempo necessário para que o sabão perca a água e estabilize o pH. No caso de um sabão 100% de coco para as limpezas o tempo de cura é de 4 semanas.
Como Saber o pH?
O sabão num processo a frio é alcalino e o pH varia entre os valores 8 e 10. Durante o processo de cura, podem utilizar-se tiras medidoras de pH de modo a perceber se ainda será necessário curar por mais tempo.
Para mais informações vejam o nosso post: Como Medir o pH do Sabão
Sobre-engorduramento
O sobre-engorduramento é a gordura extra no sabão para que seja emoliente e não fira a pele. Um sabão de coco para as limpezas não tem sobre-engorduramento na sua formulação. Isto significa que o sabão de coco para as limpezas é agressivo na pele, pois tem capacidade para remover a sua camada de gordura natural. Por outro lado é excelente nas limpezas pela sua detergência e capacidade de remover gorduras e sujidade. Assim, voltamos a frisar que a receita que estamos a dar é para usar apenas nas limpezas ou como insecticida natural.
Para saberem como fazer sabão de coco para a pele vejam o nosso post: Sabão de Coco Para a Pele: Benefícios e Como Fazer.
Material de Segurança Obrigatório
- Bata com mangas compridas
- Luvas de borracha
- Máscara
- Óculos de protecção
- Sapatos fechados
Ingredientes Para Esta Receita
- 387g Óleo de Coco
- 135g Água destilada
- 70g de Soda cáustica - Hidróxido de Sódio 99% (NaOH)
Material Necessário Para Fazer Esta Receita de Sabão
- 1 Balança de cozinha
- 1 Panela de inox (nunca usar alumínio, pois reage com a soda)
- 3 Recipientes medidores (de vidro, inox, ou plástico).
- 1 Seringa de alimentação (opcional para medir o óleo sem derramar)
- 1 colher de inox
- 1 Espátula de silicone
- 1 Termómetro digital de cozinha
- 1 Varinha mágica (exclusiva para este fim)
- Película aderente
- 1 Tabuleiro
- 1 Molde de madeira ou Silicone (pode ser para fazer sabão em barra ou doses individuais)
- 1 Cortador (opcional). Será útil se for feito sabão em barra.
- 1 pano
- Gelo + 1 recipiente grande para banho-maria frio*
* Este recipiente é opcional, pois o banho-maria frio também pode ser feito no lava-loiça, se o mesmo tiver espaço suficiente.
Regras de Segurança Importantes
- Trabalhar sem distracções. Não comer, beber, fumar, ver TV, ouvir rádio ou atender o telefone. Não ter crianças nem animais por perto;
- Ao pesar as matérias-primas, fazer os acertos por defeito e nunca por excesso;
- Não usar alumínio, pois reage com o hidróxido de sódio;
- Manipular o hidróxido num local ventilado, usando o material de protecção;
- Ter vinagre à mão, pois em caso de derrame, o vinagre anula a base;
- Lavar os utensílios apenas 24h depois, mas ainda com luvas, pois ainda está muito caustico.
Passo-a-Passo (Video explicativo no final)
- Reunir todo o material;
- Pesar os ingredientes;
- Colocar o óleo ao lume;
- Enquanto o óleo aquece, adicionar o hidróxido cuidadosamente sobre a água e nunca o contrário!
- Dissolver o hidróxido com uma colher de inox. Nunca de alumínio!
- Medir a temperatura do óleo e da água. Usar o banho-maria frio para ir controlando as temperaturas;
- Assim que ambas as soluções estiverem a 45ºC (devem estar as duas com uma temperatura igual ou com diferença máxima de 10ºC), juntar a solução da água ao óleo e nunca o contrário!
- Bater com a varinha mágica (exclusiva para este fim) até atingir o ponto de traço;
- Verter a massa para o molde e com a ajuda do tabuleiro agitar o molde para retirar bolhas de ar que possam estar dentro da massa;
- Cobrir com película aderente e um pano para ajudar a manter a temperatura;
- Isolar por 4h sem perturbar até que endureça;
- Após 4h, desenformar (e proceder ao corte se for em barra). É aconselhável usar luvas para retirar do molde;
O Que é o Traço?
O traço é quando o sabão chega ao ponto de emulsão, ou seja, o ponto em que a solução da água e do óleo se misturam e formam uma massa viscosa em que é possível identificar linhas (traço) quando se passa a espátula ou a varinha-mágica.
Armazenar
Durante as 4 semanas de cura do sabão de coco, as barras devem ser armazenadas num local sem incidência de luz solar directa e sem humidade. Deve-se ir rodando as barras, para que possam curar de forma homogénea.
É muito importante fazer uma etiqueta com a data em que o sabão foi feito e a data aproximada do fim da cura, para uma melhor orientação.
O sabão só deve ser embrulhado depois do tempo de cura, utilizando materiais naturais. Pode usar-se papel, tecido, cartão ou saquinhos de algodão para que o sabão possa manter a qualidade por mais tempo. O primeiro sinal de que o sabão está a deteriorar-se é quando aparecem manchas amarelas acompanhadas de odor a ranço.
Se o sabão for utilizado imediatamente após a cura, deve ser colocado em saboneteiras para que possa escorrer a água e durar mais tempo. Se ficar em água, o sabão ira desfazer-se mais facilmente.
Algumas Sugestões Para Guardar o Sabão
Como Usar Este Sabão?
O sabão de coco para as limpezas pode ser usado das seguintes formas:
Para a loiça
Basta passar uma esponja húmida no sabão e lavar a loiça normalmente. Deve-se usar luvas para proteger a pele das mãos devido ao elevado grau de detergência deste sabão, conforme referimos anteriormente.
Para a roupa
Ralar o sabão e colocar a dose necessária no compartimento do detergente da máquina de lavar a roupa. Se o sabão for todo ralado de uma só vez, deve usar-se luvas a fim de evitar o contacto intenso deste sabão com a pele.
Inseticida Natural
Para protegerem a vossa horta contra as pragas, devem ralar o sabão e juntar uma colher de sopa de sabão ralado para 1 copo de água quente. Misturar e pulverizar sobre os insectos de corpo mole, tais como os afídios, pulgões e cochonilhas. Pulverizar 1 a 2 vezes por semana evitando as horas de maior calor. Vejam mais detalhes no nosso vídeo Calda de Sabão de Coco.
Este sabão também pode ser usado para substituir o sabão azul e branco para fazer a calda de sabão com óleo vegetal.
Sem comentários:
Enviar um comentário