Alguma vez viram como se faz a coleta do mel? É todo um processo giríssimo e neste post vamos falar sobre cada um dos passos, desde a abertura da colmeia até obter um mel puro e maravilhoso! No final do post vejam o nosso vídeo onde mostramos todas as fases desde a colheita, à centrifugação, filtragem e armazenagem do mel.
Quer tenham apenas curiosidade na apicultura ou estejam a pensar iniciar-se nesta área, deixamos aqui várias dicas e conselhos práticos para uma coleta ótima.
Quando Fazer a Coleta?
A coleta deve ser feita no pico do verão, a partir do momento em que tenha terminado a floração, geralmente a partir do mês de Julho.
Nós fizemos durante o mês de Agosto, após várias visitas regulares à colmeia durante o ano para garantir o bem-estar das abelhas.
A coleta do mel deve ser feita durante o dia quando a maior parte do enxame está fora da colmeia à procura de alimento no campo. Habitualmente isso acontece nas horas de maior calor. Ao fim do dia as abelhas regressam a colmeia da qual já não saem após o anoitecer.
Quais os Materiais Necessários?
É importante ter todo o material limpo, organizado e pronto a usar antes de sair para o campo.
Aqui fica a lista de vestuário e materiais necessários:
Vestuário
- Fato de apicultor
- Luvas grossas
- Botas ou calçado fechado
Materiais
- Saca-quadros
- Fumigador + Isqueiro (Opcional. Cuidado com os incêndios!)
- Escova
- Raspador
- Caixa para transportar os quadros (Opcional)
- Faca de desopercular (Pode ser elétrica ou não)
- Filtros
- Centrifugador
- Frascos de vidro para armazenar
Caso tenham dúvidas em relação ao material ficam aqui algumas imagens e sugestões.
Fato Apicultor
Luvas
Saca-quadros
Fumigador
Escova
Raspador
Faca
Filtro
Centrifugador
.
Como Fazer a Coleta?
- Usando todo o material de proteção, começar por abrir a colmeia. Devemos estar posicionados atrás da entrada da colmeia ou de lado;
- Depois de tirar a tampa, usar um saca-quadros e ver os quadros um por um em cada uma das alças (ou meias-alças conforme o tipo de colmeia). Nesta tarefa há quem use um fumigador para afastar as abelhas. Nós deixámos de o fazer para diminuir o risco de incêndio florestal;
- Escolher os quadros a retirar conforme a quantidade de mel que exista nos favos;
- Antes de ir embora, voltar a fechar a colmeia com muito cuidado para não esmagar as abelhas.
Que Quantidade Retirar da Colmeia?
As abelhas produzem mais do que consomem, mas o apicultor não deve tirar mais de 30% do mel da colmeia para não por em risco a subsistência do enxame.
A caixa maior na parte de baixo da colmeia é o ninho, do qual não se retira o mel. Além da criação contém reservas de mel e pólen que servem de alimento às abelhas nos meses de inverno.
Transporte Até ao Local de Extração
O transporte dos quadros pode ser feito de duas formas. Pode-se levar a alça (ou meia-alça) toda ou colocar os quadros numa caixa, o que permite transportar menos abelhas para longe da colmeia.
Nós fazemos a retirada dos quadros e usamos uma escova própria para afastar as abelhas cuidadosamente. Colocamos os quadros um por um na caixa colocando sempre a tampa para que as abelhas não entrem. Acreditem que não vão querer levá-las convosco até a casa!
Transportamos a caixa até às proximidades do local de extração e examinamos a caixa para ter a certeza que não há abelhas, pois se houver estas irão chamar o enxame para o local onde se encontra o mel.
Centrifugação
O centrifugador pode ser elétrico ou manual e deve estar previamente limpo e pronto a receber o mel;
- Com uma faca de desopercular, cortar os favos de ambos os lados de cada um dos quadros e colocá-los dentro do centrifugador. A centrifugação vai extrair o mel dos favos;
- Após centrifugar, os quadros devem voltar a ser colocados na caixa ou na alça para serem devolvidos à colmeia.
Filtragem
- Para a filtragem utilizam-se dois filtros para separar o mel da cera e um recipiente grande para recolher o mel;
- Basta abrir a boca de saída do centrifugador para o mel e a cera começarem a sair;
- A cera fica nos filtros e o mel no recipiente.
Quando o mel já está limpo, pode ser armazenado.
Armazenagem
O mel deve ser armazenado em frascos de vidro bem vedados, num local fresco e seco. Se estiver num local frio vai ficar quase sólido e vai ser difícil de retirar do frasco. É o que acontece quando o mel é puro!
O Que é Mel Puro?
O mel puro é o mel tal como é extraído da colmeia sem passar por qualquer processo industrializado.
O mel que é vendido comercialmente em grande escala passa por processos de refinamento que o tornam mais transparente e apelativo ao consumidor, mas que remove nutrientes benéficos como o pólen, enzimas e antioxidantes. Também é sabido que, ao mel comercializado, são adicionados açúcares e outros adoçantes para reduzir custos de produção.
Existem várias formas de distinguir mel puro do mel industrializado, das quais falaremos noutro post para que este não fique demasiado longo.
O Que Fazer Com a Cera?
A cera que ficou no extrator e no filtro pode ser derretida e purificada para poder ser usada no fabrico de produtos artesanais, como por exemplo sabão, cosméticos e velas.
Vejam o nosso post e vídeo Como Limpar Cera de Abelha para saberem como derreter, filtrar e armazenar este maravilhoso produto natural.
Para uma melhor compreensão de todo este processo, vejam o nosso vídeo explicativo onde mostramos o passo-a-passo da coleta do mel.
Simplesmente adorei! E produzes para venda também?
ResponderEliminarOlá :) Obrigada pelo interesse. Neste momento ainda não temos quantidade suficiente para vender, mas estamos a pensar no assunto para breve. Aconselhamos-te a subscrever a nossa newsletter para receberes as novidades em primeira mão :)
Eliminar