O gengibre é um poderoso anti-inflamatório natural que não pode faltar em casa, especialmente em épocas de gripe. O seu cultivo, embora de ciclo longo, pode ser feito facilmente em vasos ou na horta. Fazer pó de gengibre, para que possa ser consumido e armazenado por mais tempo, também é um processo simples que todos podem fazer. Como é habitual, o que é feito em casa não tem comparação com o que é comprado no supermercado, por isso vale mesmo a pena cultivar e armazenar o nosso próprio gengibre para cuidarmos de nós mesmos de forma mais natural. Vejam também o nosso vídeo explicativo no final do post.
Para mais informações sobre o gengibre e outros alimentos benéficos para a saúde, visitem o nosso post: "Alimentos Anti-inflamatórios Para Prevenção de Doenças e Fortalecimento do Sistema Imunitário".
Existem várias formas de processar e secar o gengibre. Neste post vamos mostrar como fazemos cá em casa, passo a passo.
- Após colher (ou comprar) o gengibre, lavar os rizomas;
- Cortar em fatias bem fininhas;
- Colocar as fatias sobre papel vegetal num tabuleiro de forno, sem sobrepô-las;
- Levar ao forno a 90ºC por pelo menos 2h. A temperatura tem de ser baixa, pois o objectivo é secar os rizomas e não cozinhá-los. O tempo de secagem também é variável de acordo com a eficiência do forno. Quem mora num país quente, pode deixar as fatias de gengibre a secar ao ar livre por cerca de 3 dias. É aconselhável cobrir o gengibre com uma rede para que fique protegido do ataque de bichos e, ao mesmo tempo, tenha luz. As fatias têm de ficar bem secas e fáceis de quebrar;
- Colocar as fatias desidratadas num moedor de grãos de café ou processador de alimentos e triturar até fazer pó;
- Peneirar para dentro de um recipiente. Poderá ser necessário repetir o processo de triturar e peneirar se ainda houver grumos no meio do pó;
- O pó deve ser armazenado num frasco hermético para proteger da humidade. Nestas condições o pó de gengibre pode ser guardado até 6 meses.
Assim se obtém pó de gengibre que pode imediatamente ser usado nos cozinhados ou para fazer chá e outras bebidas que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, como é o caso do leite dourado ao qual se pode adicionar uma colher de chá deste pó maravilhoso.
Espreitem o nosso vídeo e vejam como fazemos na prática!
Sem comentários:
Enviar um comentário